DISCALCULIA E ACALCULIA PARTE I

O que é Acalculia? É a incapacidade para realizar cálculos matemáticos simples, causado por uma lesão cerebral, ou seja, é a destruição ou degeneração das células do cérebro. É definida como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números (numerais). Apresenta frequentes manifestações do lobo parietal do cérebro.

O que é Discalculia ? É uma dificuldade de aprendizagem evolutiva, que não causa lesão e não é causada por nenhuma deficiência mental, perdas auditivas e nem pela má escolarização, que tem como característica a falta de atenção. É uma dificuldade de aprendizagem da matemática, ou seja, dificuldade em entender e lembrar a ordem das operações, regras, fórmulas, e sequência numérica e em geral.

A música tem importância significativa no processo de aprendizagem para crianças que possuem transtornos ou dificuldades em cálculos matemáticos simples como adição, subtração, proporção, divisão, etc. O educador deverá reconhecer se o aluno possui ou não tais déficits no qual o professor de música com formação em pedagogia ou psicopedagogia por meio de intervenção, identificará e em seguida informará ao responsável a procurar um profissional especializado, para dar tratamento. As atividades musicais ajudam no processo de cura da discalculia e no desenvolvimento psíquico das crianças em geral, melhorando o nível e o tempo de concentração, a disciplina, a confiança e a autoestima, a velocidade no raciocínio, o aumento de memorização, a decodificação de símbolos e de nomenclatura musical (partituras, cifras e tablaturas). A rotina e o tempo de estudo diário do aluno de música contribuem significativamente, não importa o instrumento estudado pelo aluno; o estudo desenvolverá aspectos importantes e inerentes ao crescimento e ao desenvolvimento do ser humano. A Discalculia e a Acalculia é pouco falado, mas bastante presente em salas de aula em todo mundo. No IMC já identificamos e por meio de jogos e brincadeiras específicas como jogos, brincadeiras, e atividades no instrumento musical, atingiram com êxito o processo de evolução de cura. É importante lembrar que o tratamento deve ter o acompanhamento de profissionais na área da saúde e especialistas da área da educação. Espero que esse artigo tenha ajudado ou contribuído em alguma forma à todos.


Walflan Ribeiro – Pedagogo, Pianista e Professor do IMC Escola de Música.


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