MÚSICA PARA IDOSOS "MELHOR IDADE"

É comum que com o passar dos anos o nosso corpo tenha um desgaste natural e significativo, após aos 55 anos por exemplo, essa fase é mais acentuada devido a uma diminuição nas atividades ativas, reduzindo portanto seu desempenho físico, suas habilidades motoras, sua capacidade de concentração e de coordenação. Um grande aliado neste processo de valorização do idoso se deve a Educação, cuja função é questionar e refletir temas importantes para que o idoso seja respeitado e aceito dignamente na sociedade, contribuindo para que mais atenção seja dada a este com o objetivo de promover atividades que estimulem a integração social, atividades psíquico- motor, criatividade e o aspecto afetivo-Emocional.

Não podemos esquecer-nos de mencionar é que com o avanço tecnológico e melhores condições de vida, o idoso tem procurado ações ou atividades que contribuam no aumento de sua longevidade e qualidade de vida. É comum hoje um idoso “iniciar uma carreira musical aos 78 anos, encontrar um amor e se casar após aos 80 anos, voltar a estudar e matricular-se na Universidade aos 56 anos de idade, procurar novos hobbies e despertar interesse para novos projetos”. MASCARO, Sonia de Amorim. O que é velhice. São Paulo: Brasiliense, 2004.

Assim como a Educação tem contribuído com questionamentos e reflexões sobre os idosos, a música contribui para o desenvolvimento e a formação de aspéctos importantes e fundamentais do ser humano, pois provoca sensações e reações e consegue fazer com que as pessoas se emocionem, pode-se considerá-la importante mediadora no processo de integração do idoso com a sociedade, com outros indivíduos e com ele mesmo. Portanto, “a música é uma fonte singular e intermediária no que diz respeito à estruturação de energia, à capacidade de estabelecer contatos, ao autoconhecimento e, não menos importante, ao estabelecimento ou restabelecimento de relações humanas”, Ruud (1991, p. 23).

RUUD, E. (org.). Música e Saúde. São Paulo: Summus, 1991. Estudos afirmam que “a educação musical estabelece relação significativa na organização do mundo institucional, experimentando inúmeras possibilidades da vivência musical no dia a dia“. Tal afirmação reforça que o ensino musical não apenas musicaliza os idosos, mas também lhes propicia uma melhor auto- estima, desenvolve a coordenação motora, estimula a criatividade e a socialização, melhorando assim uma melhor qualidade de vida. Segundo o autor Kneller (1978) é preciso educar em Profundidade, diz também que a criatividade humana é um aspecto único e imensurável valor, e a mesma deve ser estimulada em seu mais apurado sentido. É importante dizer que quando cantamos ou tocamos algum instrumento liberamos nossa energia interna para o mundo externo, fazemos nosso corpo soar, expressamos nossos impulsos, pronunciamos o não-dizível ou as ideias abstratas e organizamos nossas emoções em formas sonoras descritivas. KNELLER, George F. Arte e Ciência da Criatividade. 5. Ed. São Paulo: IBRASA, 1978.

Música é a arte de combinar os sons e por meio deles se expressar. É importante destacar que é por meio da audição que se percebe o som e o ritmo, e se tem o controle (domínio) da percepção. Rocha (1990, p.25) afirma que “a evolução auditiva tem o objetivo de educar o ouvido musical em três aspectos: Sensorial, afetivo e mental”. Que ajuda na educação da audição, ela permite mostrar o que o ouvido reconheceu. Este só é formado com a ajuda de exercícios e atividades para a educação da audição e também da voz. A música “é fonte de Crescimento espiritual, enriquecimento da sensibilidade e fortalecimento do ego, condições fundamentais para a realização plena do ser humano na sua trajetória de vida”. Não só a memória, respiração, circulação e coordenação motora do idoso comprometidos ao longo do envelhecimento podem se beneficiar com o estudo da música; mas também a comunicação, as emoções, o prazer estético, a capacidade de resolver problemas da linguagem, do cotidiano e de relacionamento.



Artigo publicado na revista Novita por Walflan Ribeiro Pianista e Pedagogo do IMC Escola de Música.


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