Já é comprovado em estudos e pesquisas, que o ser humano,
principalmente as crianças quando estimuladas no aprendizado do
ensino musical, são ativadas importantes áreas do cérebro que
contribui no desenvolvimento psíquico e motor. Esses aspectos
contribuem na estimulação do lado direito do cérebro no qual
ajuda na memorização, velocidade no raciocínio, coordenação
motora, criatividade, interpretação, sensibilidade, aumento do
tempo de concentração e sociabilidade. As atividades para
crianças como jogos e brincadeiras, por exemplo: são ótimos para
o desenvolvimento da motricidade fina e grossa.
Motricidade fina é desenvolvida no o uso das mãos com diferentes
lápis e bloquinhos em desenhos e na escrita, moldando com massinha
ou argila. Quanto menor e mais com a ponta dos dedos for o
movimento, mais elaborado será o treino da motricidade fina.
Motricidade grossa é desenvolvida quando a criança brinca com o
corpo todo, subindo em árvores, pulando corda, correndo, pulando de
várias formas, equilibrando-se num tronco ou corda, andando de
bicicleta, nadando, jogando bola, etc. Os benefícios da música
vão mais além, nos tempos atuais, médicos, psicólogos e
terapeutas receitam para seus pacientes o estudo da música na ajuda
para vários tratamentos tais como: Pessoas Hipertensas,
hiperativas, dislexia, pessoas que sofreram enfarte ou fazem
tratamento de quimioterapia entre outros.
OS BENEFÍCIOS QUE O ESTUDO DA MÚSICA PROPORCIONA:
CRIATIVIDADE - A ação criativa em música, além de desenvolver
habilidades, está diretamente relacionada às atividades de
composição (Criar sons e músicas ) improvisação ( Escolher suas
próprias notas, percorrer caminhos diferentes, novos caminhos
"melodias diferentes" ) e interpretação (A forma pelo qual a
criança deseja tocar a música, "personalidade ou auto
expressão" ). A importância em desenvolver habilidades
criativas na escola, também é destacada por Golemann (1992). Essas
atividades musicais os ajudarão no futuro e se tornarem
trabalhadores ou patrões mais produtivos e competitivos no mundo
moderno e globalizado.
SOCIALIZAÇÃO – Interação, amor, carinho, respeito ao próximo,
trabalho em equipe, respeito às diferenças, normas de conduta e
com seus aspectos morais (valores morais), sensibilidade. O estudo
da música também valoriza o trabalho em equipe, por exemplo, em
uma orquestra todos os seus instrumentos divididos por naipes, tem
que trabalharem em conjunto harmoniosamente com um único objetivo,
que é a execução precisa da música. Todos trabalhando em equipe
dirigida por um maestro ou regente.
COORDENAÇÃO MOTORA - Reflexo, coordenação motora,
lateralidade, agilidade e independência em ambas as mãos,
desenvolvimento nas motricidades Fina (pintar, desenhar, escrever,
apagar com borracha, etc.) e Grossa (Correr, saltar, lançar, etc.)
MELHORIA NA RESPIRAÇÃO E NAS ATIVIDADES CARDÍACAS - Equilíbrio
no sistema nervoso central, Melhoria na respiração e nas
atividades cardíacas, etc.
Quais os efeitos biológicos do som e da música no ser humano?
- Conforme o ritmo da música, a energia muscular aumenta ou
diminui;
- Acelera a respiração ou altera sua regularidade;
- Produz efeito marcado, porém variável na pulsação, na pressão
sanguínea;
- Diminui o impacto os estímulos sensoriais de diferentes modos;
- Reduz ou retarda a fadiga;
- Aumenta a atividade voluntária (atividade que temos controle:
psicomotoras);
- Provoca mudanças nos traçados elétricos do organismo;
- Provoca mudanças no metabolismo e na biossíntese de vários
processos enzimáticos;
- Estimula o cérebro e desenvolve a inteligência e estimulam as
funções cognitivas e na manutenção das capacidades de memória,
percepção, atenção, concentração e linguagem.
COGNITIVA – Aumento na memória, velocidade no raciocínio,
aumento no tempo de atenção e concentração, criatividade,
imaginação, melhoria na audição musical e percepção musical.
EXPRESSIVIDADE - A música proporciona um importante modo de
expressão pessoal.
A prática da música ensina as crianças a ultrapassar o medo de
assumir riscos (Controle da ansiedade e a isenção de riscos são
essenciais para que uma criança desenvolva todo o seu potencial).
MEMORIZAÇÃO - Com o estudo da música a criança aos poucos terá
um aumento significativo do aumento de memória, podemos relacionar
esse aumento de memória com a Quantidade de músicas que ele/ela
já conhece, ou toca de memória, quantidade de notas, acordes,
símbolos já memorizados, letras de músicas com textos curtos ou
longos, ou músicas com longa duração.
DISCIPLINA - O ensino da música estimula a autodisciplina e a forma
de estudo efetiva e hábitos de trabalho. O contato diário com o
instrumento fará com que a criança compreenda o elo que para
evoluir e melhorar no instrumento ou canto precisará repetir muitas
vezes e todos os dias, as atividades propostas pelo professor e isso
naturalmente incidirá nele, o desejo e o gosto pelo estudo.
PERCEPÇÃO AUDITIVA - O primeiro passo é a exploração dos sons,
no qual a criança tem a oportunidade de conhecer as propriedades do
som: Altura – Grave (Grosso), Médio e Agudo (Fino). Intensidade
– (Forte ou Fraco), Duração do som – (Longa ou curta duração
do som), Timbre – Reconhecer o som dos instrumentos, a voz ou o
som que está ouvindo. Desde muito cedo, todas as informações são
enriquecedoras e muito importantes para a criança. Durante esse
processo as crianças terão contato com instrumentos Harmônicos
(Piano, teclado, Violão, Vibrafone), Instrumentos melódicos
(Flauta Doce, Violino, Canto), e Percussivos (Pandeiro, chocalhos,
Claves, etc.) cujas, atividades nesses instrumentos, ajudarão como
estímulo no desenvolvimento da percepção musical e auditiva.
RACIOCÍNIO LÓGICO - "Vários estudos sobre o desenvolvimento da
criança mostram que termos quantitativos como "mais",
"menos", maior", "menor" etc. são adquiridos
gradativamente e, de início, são utilizados apenas no sentido
absoluto de "o que tem mais", "o que é maior" e não no
sentido relativo de " ter mais que" ou "ser maior que".
"A compreensão dessas expressões como indicando uma relação ou
uma comparação entre duas coisas parece depender da aquisição da
capacidade de usar da lógica que é adquirida no estágio das
operações concretas". A música trabalhará diretamente nessas
questões. Exemplo de abordagem. Nossos alunos analisarão em sala
de aula se as notas possuem maior ou menor valor, quanto valem, suas
proporções, o nome delas, qual a duração do som relacionado, ou
quantos tempos eles possuem.
CONCENTRAÇÃO - Já é comprovado que o aluno que estuda música ou
tem atividades musicais como: Tocar um instrumento musical, cantar,
jogar ou brincar nas aulas de musicalização Infantil. CÉ inerente
o ato de se concentrar, e essas atividades estimulam e aumentam o
grau maior da concentração e aumento do tempo do mesmo.
ALÉM DOS BENEFÍCIOS CITADOS, OS ESTUDANTES DE MÚSICA NÃO
APRENDERÃO SOMENTE A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL E SIM
DESENVOLVERÃO ASPECTOS SIGNIFICATIVOS EM SUA FORMAÇÃO QUE O
AJUDARÁ EM SEU FUTURO ACADÊMICO E PROFISSIONAL. BONS ESTUDOS!
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