O APRENDIZADO DA MÚSICA E SEUS BENEFÍCIOS

Já é comprovado em estudos e pesquisas, que o ser humano, principalmente as crianças quando estimuladas no aprendizado do ensino musical, são ativadas importantes áreas do cérebro que contribui no desenvolvimento psíquico e motor. Esses aspectos contribuem na estimulação do lado direito do cérebro no qual ajuda na memorização, velocidade no raciocínio, coordenação motora, criatividade, interpretação, sensibilidade, aumento do tempo de concentração e sociabilidade. As atividades para crianças como jogos e brincadeiras, por exemplo: são ótimos para o desenvolvimento da motricidade fina e grossa.

Motricidade fina é desenvolvida no o uso das mãos com diferentes lápis e bloquinhos em desenhos e na escrita, moldando com massinha ou argila. Quanto menor e mais com a ponta dos dedos for o movimento, mais elaborado será o treino da motricidade fina. Motricidade grossa é desenvolvida quando a criança brinca com o corpo todo, subindo em árvores, pulando corda, correndo, pulando de várias formas, equilibrando-se num tronco ou corda, andando de bicicleta, nadando, jogando bola, etc. Os benefícios da música vão mais além, nos tempos atuais, médicos, psicólogos e terapeutas receitam para seus pacientes o estudo da música na ajuda para vários tratamentos tais como: Pessoas Hipertensas, hiperativas, dislexia, pessoas que sofreram enfarte ou fazem tratamento de quimioterapia entre outros.

OS BENEFÍCIOS QUE O ESTUDO DA MÚSICA PROPORCIONA:
CRIATIVIDADE - A ação criativa em música, além de desenvolver habilidades, está diretamente relacionada às atividades de composição (Criar sons e músicas ) improvisação ( Escolher suas próprias notas, percorrer caminhos diferentes, novos caminhos "melodias diferentes" ) e interpretação (A forma pelo qual a criança deseja tocar a música, "personalidade ou auto expressão" ). A importância em desenvolver habilidades criativas na escola, também é destacada por Golemann (1992). Essas atividades musicais os ajudarão no futuro e se tornarem trabalhadores ou patrões mais produtivos e competitivos no mundo moderno e globalizado.

SOCIALIZAÇÃO – Interação, amor, carinho, respeito ao próximo, trabalho em equipe, respeito às diferenças, normas de conduta e com seus aspectos morais (valores morais), sensibilidade. O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe, por exemplo, em uma orquestra todos os seus instrumentos divididos por naipes, tem que trabalharem em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, que é a execução precisa da música. Todos trabalhando em equipe dirigida por um maestro ou regente.

COORDENAÇÃO MOTORA - Reflexo, coordenação motora, lateralidade, agilidade e independência em ambas as mãos, desenvolvimento nas motricidades Fina (pintar, desenhar, escrever, apagar com borracha, etc.) e Grossa (Correr, saltar, lançar, etc.)

MELHORIA NA RESPIRAÇÃO E NAS ATIVIDADES CARDÍACAS - Equilíbrio no sistema nervoso central, Melhoria na respiração e nas atividades cardíacas, etc.

Quais os efeitos biológicos do som e da música no ser humano?

- Conforme o ritmo da música, a energia muscular aumenta ou diminui;
- Acelera a respiração ou altera sua regularidade;
- Produz efeito marcado, porém variável na pulsação, na pressão sanguínea;
- Diminui o impacto os estímulos sensoriais de diferentes modos;
- Reduz ou retarda a fadiga;
- Aumenta a atividade voluntária (atividade que temos controle: psicomotoras);
- Provoca mudanças nos traçados elétricos do organismo;
- Provoca mudanças no metabolismo e na biossíntese de vários processos enzimáticos;
- Estimula o cérebro e desenvolve a inteligência e estimulam as funções cognitivas e na manutenção das capacidades de memória, percepção, atenção, concentração e linguagem.
COGNITIVA – Aumento na memória, velocidade no raciocínio, aumento no tempo de atenção e concentração, criatividade, imaginação, melhoria na audição musical e percepção musical.
EXPRESSIVIDADE - A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. A prática da música ensina as crianças a ultrapassar o medo de assumir riscos (Controle da ansiedade e a isenção de riscos são essenciais para que uma criança desenvolva todo o seu potencial).
MEMORIZAÇÃO - Com o estudo da música a criança aos poucos terá um aumento significativo do aumento de memória, podemos relacionar esse aumento de memória com a Quantidade de músicas que ele/ela já conhece, ou toca de memória, quantidade de notas, acordes, símbolos já memorizados, letras de músicas com textos curtos ou longos, ou músicas com longa duração.
DISCIPLINA - O ensino da música estimula a autodisciplina e a forma de estudo efetiva e hábitos de trabalho. O contato diário com o instrumento fará com que a criança compreenda o elo que para evoluir e melhorar no instrumento ou canto precisará repetir muitas vezes e todos os dias, as atividades propostas pelo professor e isso naturalmente incidirá nele, o desejo e o gosto pelo estudo.
PERCEPÇÃO AUDITIVA - O primeiro passo é a exploração dos sons, no qual a criança tem a oportunidade de conhecer as propriedades do som: Altura – Grave (Grosso), Médio e Agudo (Fino). Intensidade – (Forte ou Fraco), Duração do som – (Longa ou curta duração do som), Timbre – Reconhecer o som dos instrumentos, a voz ou o som que está ouvindo. Desde muito cedo, todas as informações são enriquecedoras e muito importantes para a criança. Durante esse processo as crianças terão contato com instrumentos Harmônicos (Piano, teclado, Violão, Vibrafone), Instrumentos melódicos (Flauta Doce, Violino, Canto), e Percussivos (Pandeiro, chocalhos, Claves, etc.) cujas, atividades nesses instrumentos, ajudarão como estímulo no desenvolvimento da percepção musical e auditiva.
RACIOCÍNIO LÓGICO - "Vários estudos sobre o desenvolvimento da criança mostram que termos quantitativos como "mais", "menos", maior", "menor" etc. são adquiridos gradativamente e, de início, são utilizados apenas no sentido absoluto de "o que tem mais", "o que é maior" e não no sentido relativo de " ter mais que" ou "ser maior que". "A compreensão dessas expressões como indicando uma relação ou uma comparação entre duas coisas parece depender da aquisição da capacidade de usar da lógica que é adquirida no estágio das operações concretas". A música trabalhará diretamente nessas questões. Exemplo de abordagem. Nossos alunos analisarão em sala de aula se as notas possuem maior ou menor valor, quanto valem, suas proporções, o nome delas, qual a duração do som relacionado, ou quantos tempos eles possuem.
CONCENTRAÇÃO - Já é comprovado que o aluno que estuda música ou tem atividades musicais como: Tocar um instrumento musical, cantar, jogar ou brincar nas aulas de musicalização Infantil. CÉ inerente o ato de se concentrar, e essas atividades estimulam e aumentam o grau maior da concentração e aumento do tempo do mesmo.
ALÉM DOS BENEFÍCIOS CITADOS, OS ESTUDANTES DE MÚSICA NÃO APRENDERÃO SOMENTE A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL E SIM DESENVOLVERÃO ASPECTOS SIGNIFICATIVOS EM SUA FORMAÇÃO QUE O AJUDARÁ EM SEU FUTURO ACADÊMICO E PROFISSIONAL. BONS ESTUDOS!


by agência

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